Publicações

Buscamos produzir e compartilhar conhecimento. Confira as publicações lançadas por nós e nossos parceiros. Boa leitura!

Foto: Acervo Observatório das Favelas / Bela Maré.

Últimas publicações
Atlas dos Insetos

Atlas dos Insetos

Você já imaginou como seria um mundo sem insetos? Sem abelhas, sem besouros, sem joaninhas, sem mariposas... De todas as espécies animais no mundo, 90% são de insetos. Para muitos vistos como pestes ou pragas, os insetos são essenciais para a vida no planeta.

Capa da publicação "Pela vida das mulheres". Fundo azul escuro em degradê com o título da obra em azul claro e branco. No canto inferior esquerdo, desenhos de mulheres diversas.

Pela vida de todas elas

Fruto de uma pesquisa realizada na campanha Pela vida de todas elas, a publicação reúne dados, estatísticas e informações sobre violência contra a mulher, focando em mulheres com deficiência. 

Diagrama dos Retrocessos no direito à terra e ao território

O diagrama disponibilizado na 3° edição do Webdossiê ‘Flexibilização da legislação socioambiental – retrocessos no direito à terra e ao território’, traz um panorama dos motivos pelos quais a conservação da biodiversidade e o equilíbrio climático dependem da democratização do acesso à terra, pontuando os retrocessos no direito à terra e ao território no Brasil.

Democracia

Da desregulamentação à intervenção: As políticas de controle do crime e da violência no governo Bolsonaro

Da desregulamentação à intervenção

Extermínio e encarceramento em massa de criminosos, desregulamentação dos registros de armas de fogo, desmonte dos órgãos de defesa de direitos humanos e proteção da propriedade privada. Tais propostas ocuparam o centro de campanhas vitoriosas nas eleições de 2018 em todo o Brasil, como as dos governadores eleitos João Dória (SP) e Wilson Witzel (RJ, atualmente fora do cargo) e do presidente Jair Messias Bolsonaro. O medo da criminalidade violenta foi um dos principais sentimentos mobilizados por essas candidaturas, evidenciando a crescente importância do tema da segurança pública na agenda política nacional.

6ª Edição da Revista Perspectivas América Latina

Revista Perspectivas #6: Mentiras, ódio e desinformação - América Latina em tempos pós-verdade

A ineficiência e lentidão da resposta ao avanço do coronavírus no Brasil fez com que a situação da pandemia no país tomasse proporções drásticas. Mas, antes disso, lá atrás (em fevereiro de 2020), a portaria do Ministério da Saúde que declarava estado de emergência em saúde pública também aprovou uma lei que tem influência no controle dos dados da doença.As informações sobre a Covid passaram a estar sob responsabilidade exclusiva das autoridades estaduais e municipais, o que dificultou o acesso, de forma transparente e precisa, às informações relacionadas a seu avanço no país. Para debater a gravidade dessas medidas, a Revista #Perspectivas detalha essas movimentações no artigo “Tecnologias e Covid-19 no Brasil: entre a desinformação e a vigilância invisível”, de Jamila Venturini e Joyce Souza.
 

Capitalismo Extremo e Captura da Democracia no Brasil: Os casos da gestão Doria (SP) e Crivella (RJ)

Dafne Melo e Josué Medeiros, pesquisadores do Coletivo Vigência, analisam a chegada ao poder em São Paulo e Rio de Janeiro de João Doria (PSDB) e Marcelo Crivella (PRB). Para os autores, os mandatos significam um reforço da inflexão democrática ainda em curso no Brasil. Tratam-se de projetos e trajetórias que possuem ligações com duas espécies de poderes políticos que são parte do processo social que produz o capitalismo extremo e a captura da democracia: o poder econômico (Doria) e o poder religioso (Crivella).

Mais publicações sobre Democracia

Gênero

Publicação Violência Contra Mulheres na Pandemia

Violência doméstica contra a mulher na pandemia

Pesquisa

A pesquisa desenvolvida pelo Instituto Patrícia Galvão e pelo Instituto Locomotiva, com apoio da Böll Brasil, mostra que: 4 em cada 10 entrevistados que conhecem mulheres que sofreram violência na pandemia, elas não procuraram ajuda. Agressor vigiando a vítima e isolamento de amigos e família são os principais dificultadores para que mulheres vítimas de violência busquem apoio na pandemia.

Ficha informativa sobre democracia de gênero

Democracia de gênero na América Latina

Infográfico

O Fact sheet democracia de gênero traz números sobre o quanto já andamos no caminho dos direitos das mulheres e vemos que a estrada ainda continuará nos desafiando a todo o momento. Sabia que em nível mundial as mulheres estão mais ameaçadas pelas mudanças climáticas do que os homens? Que na América Latina somente 3% das pessoas vivem em países em que o aborto é legal ? Que 82 % de todos os assassinatos a pessoas trans ou de gênero não-binário aconteceram na América Central ou do Sul, desses 43 % foram no Brasil?

capa laranja com desenho geométrico de flor ao fundo

CFEMEA - 30 anos de lutas feministas

Uma coleção de artigos escritos por parceiras estratégicas do CFEMEA que nos ajudaram na construção das principais lutas políticas nos últimos 30 anos. Nesta publicação é debatida a luta das mulheres em defesa de seus direitos sexuais e reprodutivos, o enfrentamento a violência de gênero, entre outros assuntos referentes a luta. Com textos de Gabriela Fidelis, Guaia Monteiro Siqueira, Bia Galli e Paula Viana, Iáris Ramalho Cortês, Maria Betânia Ávila, Nina Madsen, Lilian Celiberti, Nilza Iraci e entrevistas com Analba Brazão, Justina Inês Cintra e Creuza Maria Oliveira. 

Mais publicações sobre Gênero

Política Internacional

Um país sufocado – Balanço do Orçamento Geral da União 2020

Um país sufocado - Balanço do Orçamento Geral da União 2020

Relatório do Inesc “Um país sufocado – balanço do Orçamento Geral da União 2020” mostra que governo federal deixou de gastar R$ 80,7 bilhões do orçamento destinado a conter os efeitos da pandemia em 2020, apesar da gravidade da crise sanitária e social instalada no país desde a chegada do novo coronavírus.

Facetas da migração na América Latina

A Fundação Heinrich Böll divulgou a terceira edição da revista Perspectivas, direcionada à América Latina. O tema é a migração no subcontinente. O conteúdo é o resultado de uma ampla investigação sobre o assunto. A publicação aborda especificidades do tema, como os efeitos da política de Donald Trump para a imigração, o deslocamento forçado na Colômbia e a política migratória argentina. E também trata de questões brasileiras, como a diáspora dos haitianos e a nova Lei de Migração. Neste link, você pode ler o conteúdo completo.

Mais publicações sobre Política Internacional