Publicações

Buscamos produzir e compartilhar conhecimento. Confira as publicações lançadas por nós e nossos parceiros. Boa leitura!

Últimas publicações
fundo rosa com ilustração de rosto de menina

Não foi em vão

Não foi em vão" traz a consolidação da pesquisa iniciada em maio de 2017 sobre mortes por atropelamento ferroviário nos trens metropolitanos do Rio de Janeiro. Esse levantamento iniciou-se a partir da morte de Joana Bonifácio Gouveia, de 19 anos, jovem, negra, universitária e moradora da Baixada Fluminense, morta no dia 24 de abril de 2017, na estação de Coelho da Rocha, ramal Belford Roxo. Foi principiado pela prima de Joana, Rafaela Albergaria, como forma de ressignificar o sofrimento para resistir à criminalização e banalização da vida manifesta nas declarações dadas pela SUPERVIA, que, com intuito de desresponsabilizar-se do ocorrido, imputou à Joana a responsabilidade por sua morte.

capa laranja com desenho geométrico de flor ao fundo

CFEMEA - 30 anos de lutas feministas

Uma coleção de artigos escritos por parceiras estratégicas do CFEMEA que nos ajudaram na construção das principais lutas políticas nos últimos 30 anos. Nesta publicação é debatida a luta das mulheres em defesa de seus direitos sexuais e reprodutivos, o enfrentamento a violência de gênero, entre outros assuntos referentes a luta. Com textos de Gabriela Fidelis, Guaia Monteiro Siqueira, Bia Galli e Paula Viana, Iáris Ramalho Cortês, Maria Betânia Ávila, Nina Madsen, Lilian Celiberti, Nilza Iraci e entrevistas com Analba Brazão, Justina Inês Cintra e Creuza Maria Oliveira. 

Capa vermelha com título do livro em letras brancas

Feminismo em resistência: crítica ao capitalismo neoliberal

Os textos reunidos neste Caderno Sempreviva convidam o leitor a ampliar suas reflexões quanto ao feminismo na contemporaneidade. Partindo de uma perspectiva anticapitalista, as autoras refletem sobre os impactos e armadilhas do neoliberalismo e do conservadorismo, iluminando questões fundamentais para que as mulheres continuem em luta. O caderno tem textos assinado pelas autoras: Cindy Wiesner, Clarisse Goulart Paradis, Helena Zelic e Nalu Faria.

Democracia

Capitalismo Extremo e Captura da Democracia no Brasil: Os casos da gestão Doria (SP) e Crivella (RJ)

Dafne Melo e Josué Medeiros, pesquisadores do Coletivo Vigência, analisam a chegada ao poder em São Paulo e Rio de Janeiro de João Doria (PSDB) e Marcelo Crivella (PRB). Para os autores, os mandatos significam um reforço da inflexão democrática ainda em curso no Brasil. Tratam-se de projetos e trajetórias que possuem ligações com duas espécies de poderes políticos que são parte do processo social que produz o capitalismo extremo e a captura da democracia: o poder econômico (Doria) e o poder religioso (Crivella).

É o fim da nova classe média?

Com a robusta mudança nos rumos políticos do Brasil, fizemos nova investigação sobre o tema as mudanças no espectro das classes sociais brasileiras. Estamos lançando a publicação: “É o fim da nova classe média? Trabalho, religião e consumo em tempos de crise”. Organizada por Dawid Bartelt e Marilene de Paula, o trabalho recebeu contribuições de intelectuais como Giseppe Cocco, Brand Arenari, Cândido Grzybowski e Carla Barros. Disponível para download, o paper registra artigos inéditos e conversas sobre o tema.

Mais publicações sobre Democracia

Gênero

O que há de novo nos novos feminismos?

O movimento de mulheres no Brasil vem passando por mudanças. A publicação “O que há de novo nos novos feminismos” busca analisar o que se sabe sobre estas novas formas insurgentes da luta feminista no contexto brasileiro.

Eleições 2018: um novo golpe contra as mulheres

A sub-representação das mulheres se aprofundou, o que torna o Brasil um caso alarmante quando comparado com o resto do mundo: as mulheres são 52% da população, 52,5% do eleitorado e quase metade das filiadas a partidos políticos, mas são menos de 15% dos representantes, o que nos coloca em 157º lugar no ranking da Inter-Parliamentary Union, composto por 196 países. Foto: Mídia Ninja / CC BY-NC-SA 2.0

Celulares e Comunicações: Nossa Batalha no Campo Virtual – Enfrentando a violência contra nós, mulheres, no espaço virtual.

A cartilha “Celulares e Comunicações: Nossa Batalha no Campo” faz parte da campanha que a Universidade Livre Feminista, o CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Marialab e Blogueiras Negras e SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia construíram para dialogar com mulheres, especialmente as ativistas, e coletivos feministas sobre segurança digital.

Mais publicações sobre Gênero

Política Internacional

Facetas da migração na América Latina

A Fundação Heinrich Böll divulgou a terceira edição da revista Perspectivas, direcionada à América Latina. O tema é a migração no subcontinente. O conteúdo é o resultado de uma ampla investigação sobre o assunto. A publicação aborda especificidades do tema, como os efeitos da política de Donald Trump para a imigração, o deslocamento forçado na Colômbia e a política migratória argentina. E também trata de questões brasileiras, como a diáspora dos haitianos e a nova Lei de Migração. Neste link, você pode ler o conteúdo completo.

Transnacionais, Estado e o “desenvolvimento” na Pan Amazônica

A privatização dos bens comuns da natureza tem sido uma realidade constante na Pan Amazônia. Para entender um pouco mais sobre a relação entre o poder público e os interesses privados de grandes corporações instaladas neste território, a FASE entrevista Diana Aguiar, integrante do Grupo Nacional de Assessoria da organização.

Mais publicações sobre Política Internacional